Chico Xavier, Rede Globo e o Evangelho sem Jesus

Vou confessar: não assisti o filme "Nosso Lar" e provavelmente não terei tempo de assistir o novo seriado sobre a vida de Chico Xavier, mas vamos ao que interessa.

A Rede Globo investiu pesado em 2010 na propagação do Evangelho Segundo o Espiritismo (by Alan Kardec), que no Brasil teve como expoente a figura emblemática de Chico Xavier. A série tem algumas características impressionantes:

Serão quatro episódios com uma hora a mais de conteúdo no total do que o filme. A produção contou com 135 atores e cerca de 90 locações. A mini série mostra detalhes da infância de Francisco de Paula Cândido, quando começava a ter suas primeiras manifestações mediúnicas, vendo e ouvindo espíritos, incluindo o de sua mãe, já desencarnada.


Quer saber mais sobre seitas e heresias?
Assine a revista Apologética Cristã aqui



Impressiona o investimento, a doutrinação, a força da Globo para propagar as ideias do espiritismo. Ano passado também apresentou uma novela no horário das 18 horas e participou da produção do filme Nosso Lar.

Segundo o Wiki, muito cedo Chico perdeu a mãe e foi parar nas mãos de uma mulher cruel (sua madrinha) que abusou física e emocionalmente do menino. É neste contexto de violência que Chico começa a ter visões mediúnicas, passando a conversar com o espírito "desencarnado" de sua mãe.




E o que nós temos a ver com isso? Em Eclesiastes lemos: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ec. 12.7). Outros textos bíblicos esclarecem como pensam os cristãos evangélicos sobre a alma e o espírito do homem após a morte - Atos 7.59; Ap. 6.9-11; Lc. 12.4-5, só para citar alguns.

A questão aqui não é uma aula sobre espiritismo, mas um alerta: já vi muito crente impressionado com façanhas mediúnicas. Alguns duvidando mesmo se aquilo (Dr. Fritz, p.ex.) não era obra do evangelho de Jesus.

Meu ponto de vista é exatamente este: o evangelho espírita, que a Globo divulga intensamente, é uma boa nova sem a novidade. O que diferencia o evangelho do Evangelho é exatamente o tema da notícia. Vejamos:

- No Kardecismo temos uma repetição devidamente repaginada da doutrina do salve-se a si mesmo. Um assunto presente na maior parte das religiões.

- No Cristianismo o Evangelho da Graça revela minha total incapacidade de salvar a mim mesmo; de me tornar bom por qualquer atitude que seja; da possibilidade de após a morte ter alguma oportunidade de mudar minhas ações.

Jesus nos ensina que é aqui e agora que decidimos nossa eternidade. Não reencarnaremos. Não teremos infinitas chances de nos redimir. Temos uma grande oportunidade de abraçar a Graça e receber o presente de Amor sem ter que pagar por ele. Temos um Pai a nos esperar.

Portanto igreja, alerta. Não permita que a ilusão do espiritismo seduza mais pessoas. Não podemos ficar inertes. Precisamos deixar claro que apesar de todas as coisas boas que são feitas pelo espiritismo (como obras sociais), ele carece de Jesus, único caminho oferecido ao homem para reconciliar-se consigo mesmo e especialmente com Deus, o autor da vida.

Não pretendemos deflagar uma nova "caça as bruxas", mas devemos anunciar com amor a verdade que liberta o homem do peso de sua própria história - até mesmo de uma história de abuso como sofreu Chico Xavier. O nome desta verdade é Jesus Cristo.


Graça e paz, sempre



por Marcus Vinicius
editor de Mídia do INPR Brasil



Leia outros artigos do autor aqui








1 comentários:

Vinicius Bolivar disse...

Aii, um filme realmente maravilhoso. Com os ensinamentos de Cristo. o Amor ao proximo e a caridade!

Revista Povos

Revista Apologética Cristã

Gostou do conteúdo? Envie seu comentário

O Brasil será uma nação evangélica?

 

Sample text

Sample Text

Sample Text

.