Contrata-se testemunhas-de-Jeová

A notícia que iremos apresentar a seguir é o começo de uma análise da vida religiosa do povo europeu, de maioria católica. Essa análise faz parte das pesquisas que o INPR vem desenvolvendo nos últimos anos, colhendo dados e informações importantes sobre o avanço das religiões no mundo. Sempre que estudarmos determinado grupo religioso, temos de nos ater a cinco aspectos básicos (1) origem; (2) organização; (3) estatísticas; (4) doutrina; (5) estratégias de crescimento. Neste artigo iremos conhecer um pouco a religião que, embora em pequeno número, tem despertado a atenção da mídia polonesa.

Terra natal do papa João Paulo II, a Polônia é um dos países com maior número de católicos da Europa (35 milhões), sendo seguida pela Igreja Ortodoxa Autocéfala Polaca (550 mil membros) e o Protestantismo (102 mil). Do total de protestantes na Polônia, 85 mil pertencem a Igreja Luterana (de Augsburgo) e apenas 17 mil são membros de igrejas pentecostais. No geral, o goveno polonês reconhece apenas 138 igrejas e grupos religiosos oficialmente registrados.

Mesmo sendo um país de maioria católica, alguns comerciantes do setor de roupas e sapatos somente contratam testemunhas-de-Jeová para comporem seus quadros. A razão, segundo eles, é que as testemunhas-de-Jeová são pessoas honestas. Isso tem gerado uma série de denúncias por parte da população polonesa, que acusam os comerciantes de descriminação religiosa. Há em torno de 130 mil adeptos da Torre de Vigia na Polônia, quase oito vezes mais que o número de pentecostais.

Coincidência ou não, uma empresa de Rosário, 300 quilômetros ao norte de Buenos Aires, Argentina, também surpreendeu o país ao publicar recentemente um anúncio disponibilizando vagas de emprego para testemunhas-de-Jeová. A desculpa é a mesma dos comerciantes poloneses: são pessoas "honestas". “A verdade é que eles são pessoas de confiança, honestos...", disse Cristian Fernandez, diretor da empresa, especializada na venda de materiais para a indústria da construção. O anúncio foi publicado no jornal La Capital e cujos pré-requisitos para contratação era “um elevado nível ético e Testemunha de Jeová.” Tal como na Polônia, as testemunhas-de-Jeová são poucas (60 mil) comparadas aos católicos (que representam 92%,1 do total da população argentina).

Sem querer entrar no mérito da questão nem puxar a sardinha de ninguém, a verdade é que perante a lei todos somos iguais. Sei perfeitamente que muitas testemunhas-de-Jeová são pessoas honestas, mas a lei trabalhista deve ser igual para todos. Infelizmente no Brasil existe algo semelhante: parlamentares abarrotam seus gabinetes e cargos de confiança com crentes das mais diversas denominações, especialmente se estes forem parentes ou amigos de pastores. Um mau exemplo.


Johnny Bernardo
do INPR Brasil




9 comentários:

Anônimo disse...

Não vejo nada de errado em alguém oferecer um emprego para uma pessoa de determinada religião. Afinal, quem decide o que é melhor para sua empresa é o empregador. Por outro lado, as testemunhas de Jeová são mesmo honestas e direitas. Levam uma vida de boa moral e preocupam-se com o bem-estar dos outros. Estão de parabéns!! Se elas não existissem, como disse Voltaire, seria preciso inventá-las!

Johnny Bernardo disse...

Caro amigo anônimo, respeito sua opinião, mas temos que dar ênfase mais uma vez aos direitos universais, que garante emprego para todas as raças, tribos e nações. Não sou contra o fato em si - de se contratar testemunhas-de-Jeová-, mas acredito ser preocupante que uma empresa priorize determinado seguimento religioso em desfavor de outro.

Unknown disse...

olá Johnny, a questão principal no meu entender é não ser preconceituoso com as demais religiões.

Eu como Testemunha de Jeová fico feliz de ver que comerciantes conseguiram perceber que as Testemunhas de Jeová se esforçam em seguir de perto os passos de Jesus Cristo.

Por outro lado entendo que isso pode gerar algum tipo de preconceito com os demais trabalhadores, muitos deles também honestos.

Com anúncios assim, seria a mesma coisa que uma empresa exigir que seus canditados a huma vaga sejam brancos (eliminando assim negros e outras raças de trabalhadores).

Que as Testemunhas de Jeová - de um modo geral - são honestas isso é fato, pois estudamos em nossas reuniões princípios bíblicos valisosos que nos ajudam neste sentido.

Abraços,
Beto.
betomc@yahoo.com.br

Luiz Henrique Santos disse...

Seria bom se TODAS as empresas também tivessem a coragem de mostrar que tipos de pessoas preferem. ficaria mais fácil de ver quais delas realmente são preconceituosas. Essas empresas provam como as religiões da cristandade em geral falharam em imitar a Cristo. Falharam em ser exemplos para seus fiés. "Mene, mene, tequel parsim".

Anônimo disse...

Caro Johnny sugiro que faça uma pesquisa, sobre as testemunhas de jeová. Pois como fui por vários anos membro destes, devo dizer que são uma crena que manipula as pessoas exercem uma lavagem cerebral, e os usam quais robôs.São ensinados a não pensarem com a própria cabeça. Dividem famílias, ensinam que só eles são a religião verdadeira e que todas as demais são de satanás, bem com os governos e o comércio mundial. Eles anulam seus votos na política, e ocultam informações de seu ensino passado, bem como os casos de pedofilia. Condenam a ONU, não doam sangue, e quem se dissocia deles é tratado como sendo do demônio, eles não fingem que a pessoa sequer existe. Possuem regras próprias acima das leis do governo, condenam o ensino superior e dizem que o seu ensino é de maior valia do que qualquer faculdade. Eles possuem até um manual do sexo teocrático, as mulheres são incentivadas repetidamente a não terem filhos e só podem casar entre si. São estimulados a terem atos de honestidade e a divulgar sempre que o fizerem em nome de seu deus jeová, como uma propaganda de que todos o são, oque não é verdade pois se pesquisar a fundo vai descobrir os vários casos de perturbação mental e suicídios nesta organização. São manipuladores, controladores, e destroem famílias. Mas não para por aí tem muito mais quando pesquisei sobre a história pregressa deles das mentiras e enganos fiquei perplexo, e até temeroso pois a casos de mortes, e perseguições, parece até coisa de filme, mas a verdade é que da vários filmes, só que de drama e tragédia. Bem isto é só um pouquinho, mas pode ter certeza que todo aquele que procura a verdade a tem amor no coração, usando a própria cabeça para pensar vai sair desta. Obrigado pela oportunidade, e pelo blogger. Sucesso. Fique bem!
Me coloco como anonimo, pois esta organização torre de vigia. é perigosa e vasculha a internet, pois fizeram isto com o meu face book.

Anônimo disse...

Anonimo louco quanta especulaçao falsa leia ISAIAS 54:17 e fica quetinho awe seu fraco nosso Deus Jeova é maior do que falsas afirmaçoes.

Unknown disse...

Que louco!!! Eu fui durante anos uma testemunha de Jeová e nunca me impediram ou tentaram impedir-me de ter opinião própria. Você deve ter uma cabeça muito fraca para ter sido manipulado. Há problemas sim, como em todo lugar onde reúnem-se pessoas, mas tudo isso aí que você falou, só pode ter saído alguém que não aprendeu a andar com as próprias pernas. Hoje eu estou fora, mas não culpo as testemunhas de Jeová por isso. Com elas, aprendi valores que não existem mais no mundo. Triste para você não assumir os próprios erros e fraquezas pessoais.

Unknown disse...

esta pessoa não é só uma pessoa que dar testemunho falso, mais também fraco de espiritual, é digno de pena temos que orar por este individuo, tudo indica que ele nunca fez parte da associação das testemunha de Jeová, que o senhor Jeová Deus abençoe e der conhecimento esta pessoa

banda 66 milhas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Revista Povos

Revista Apologética Cristã

Gostou do conteúdo? Envie seu comentário

O Brasil será uma nação evangélica?

 

Sample text

Sample Text

Sample Text

.