Entrevista com João Batista Barbosa, ex-adepto de Figueira

Conhecido pelo pseudônimo de Zumbaia (“reverência”, no dialeto africano), João Batista Barbosa aderiu à comunidade de Figueira em 1998 e, após tomar conhecimento dos desmedidos do seu fundador, passou a se opor a algumas práticas que considerava abusivas da liderança. Nesta entrevista Zumbaia fala sobre a sua experiência na comunidade e a pressão psicológica que sofreu.

INPR Brasil - Conte um pouco sobre você.

Zumbaia - Nasci no estado de S.Paulo, em 1954. Graduei-me em Química, na USP, e em Matemática, em Barra-Mansa. Sempre procurei o sentido da vida além das religiões correntes e conheci vários grupos espiritualistas e esotéricos, participando ativamente de alguns. Trabalho como professor no Ensino Fundamental e Médio.

INPR Brasil - Como você conheceu o Projeto Figueira?

Zumbaia - Conheci o grupo Figueira após a morte de um instrutor de um grupo que eu participava. Em 1998 deixei a minha família e fui morar em Figueira, achando que o mundo e a humanidade passariam uma grande transformação e que os "escolhidos" seriam salvos em naves cósmicas, como pregava Trigueirinho. Com o tempo vi que predominavam no grupo elites da sociedade e muito interesse econômico e material em prejuízo dos mais pobres, que só serviam para manter a estrutura física do local e facilmente descartáveis.

INPR Brasil – O que levou você a se afastar de Figueira?

Zumbaia - Lá, tudo converge para um esquecimento total de si e da vida normal, transformando as pessoas em robôs obedientes e úteis. Sempre fui pelos Direitos Humanos e não me adaptei a situação. Sentindo várias formas de pressões psicológicas (não podendo assistir ao casamento de meu filho, o que desobedeci). Tentaram impedir-me de várias formas e passei muita perturbação psicológica. Em um treinamento de combate a incêndios, programado por Fabian, Ângelo e outros (sob comando de outros superiores do grupo) estava prevista uma prova absurda - retirarmos bonecos de pano, pesados, de um círculo de fogo de 5m de diâmetro (algo que nem bombeiros conseguiriam). Ocorreu que antes disso, Ângelo, que preparava outra prova com o uso de gasolina se acidentou e teve o corpo em chamas. Eu e outros, inconscientes do que tramavam, tentamos salva-lo apagando o fogo. Ele ficou dois meses entre a vida e a morte, mas sobreviveu.

INPR Brasil - Fale um pouco mais sobre a pressão psicológica exercida sobre os adeptos.

Zumbaia - Ameaças de serem expulsas de Figueira (muitos não têm "onde cair morto", principalmente muitos que vêm da Argentina), de não serem julgadas dignas de serem salvas pelas naves, de levar "carões" durante as partilhas, e muita pressão mental do grupo todo durante as reuniões dos monges e duas reuniões com participantes internacionais (duas vezes por ano) etc.

INPR Brasil – É sabido que em algumas religiões, como na Igreja da Unificação (do Rev. Moon) e em algumas comunidades alternativas, existe uma tentativa de isolamento dos adeptos. Ou seja, é vedado aos participantes que mantenham qualquer tipo de relacionamento com familiares e antigos amigos. Isso acontece em Figueira?

Zumbaia - Exatamente, os que decidem morar em Figueira são pressionados para não manterem mais contato com os familiares e até com as pessoas de fora.

INPR Brasil – Segundo Trigueirinho, o que são os Centros Planetários?

Zumbaia - Centros Planetários são locais da terra similar aos chacras do corpo humano, onde ocorre materialização e desmaterialização de seres e objetos, entrada e saída de entidades de outros planos, localização de cidades e templos invisíveis etc.

INPR Brasil - Qual é a relação de Figueira com os ensinos de Alice A. Bailey?

Zumbaia - Trigueirinho diz-se assistido pelas mesmas entidades da Grande Fraternidade Branca, que assistiam Alice Bailey, H.P.B e outros, mas com nomes totalmente diferentes. Ele evita a todo custo mencionar o nome de "Jesus, O Cristo" (certamente por não lhe interessar a prática do amor ao próximo).

INPR Brasil - Em 1983, após entrar em contato com Trigueirinho, Sara Marriott decidiu deixar a Fundação Findhorn, na Escócia, e se mudar definitivamente para o Brasil. Posteriormente, segundo relatam os próprios discípulos de Nazaré, Trigueirinho decidiu sair para fundar uma nova comunidade. O que realmente aconteceu?

Zumbaia - Sei muito pouco sobre Nazaré das Palmeiras. Parece-me que ele desentendeu-se com o grupo por ser muito autoritário (ditatorial).

INPR Brasil - Após tudo o que foi comentado nesta entrevista, podemos considerar Trigueirinho um falso profeta?

Zumbaia - Sobre ele ser um falso profeta, digo: "Conhece-se a árvore pelos frutos".



Johnny Bernardo
do INPR Brasil





21 comentários:

Anônimo disse...

(Sobre ele ser um falso profeta, digo: "Conhece-se a árvore pelos frutos".)
Mas que bobagem!
Veja bem:Os frutos já estão madurando.
Grandes feitos são sempre mal interpretados.
Não estou comparando,mas jesus quando chegou a este mundo já proporcionou a morte de crianças inocentes por Heródes,mais tarde milhares morreram nas arenas pelos leões em Roma.Sem contar nas cruzadas...nas fogueiras...etc...
O homem é que não interpleta bem o ensinamento e funciona a base do ego.

Anônimo disse...

Me parece que Zumbaia,não foi muito feliz na escolha quando deixou a família para morar em Figueira.
Tem pessoas que estão prontas para o trabalho,outras apenas estão interessadas no próprio bem.
Segundo ele mesmo diz:achou que o mundo e a humanidade passariam uma grande transformação e que os escolhidos seriam salvos em naves cósmicas,como pregava o Trigueirinho.

Bem,o Zumbaia já entrou em Figueira talves inocentimente equivocado.A hierarquia não está aqui para resgatar os escolhidos,mas para conscientizar os escolhidos da missão de resgate que é para toda a humanidade.
Para os escolhidos ela exige muito trabalho no próprio aperfeisoamento,como dizia Francisco Xavier,que Emanuel pedia DICIPLINA,DICIPLINA,DICIPLINA.

Quanto ao acidente com o fogo,até bombeiros estão sujeitos a acidente,o que não foi colocado foi a recuperação milagrosa do acidentado sem ficar marcas,e todo o grupo entrou em vigília e oração,pois Trigueirinho disse que com este acidente todo o grupo havia queimado.Da para entender isso?
Isso é muito profundo e fraterno.E de uma energia de amor universal.Tipo um por todos,todos por um.

Quanto a pressão psicológica,qualquer academia militar no plano terrestre usa de severidade em prol da eficiencia da estrutura hieráquica da mesma.As virtudes não podem serem desenvolvidas sem austeridade.
E a Argentina tem missão importante na grande transformação,por isso muitos argentinos optaram para morar em Figueira para se prepararem.

Realmente a Grande Fraternidade Branca assiste Figueira,através do Centro Planetário de Mirna Jad responsavel pela ligação do homem com sua Monada.Ou seja seu Espírito.Trabalho de resgate que é interno,na consciencia e lentamente expandindo para os corpos da personalidade,Tornando o homem mais sutil,amoroso e fraterno.

"Jesus, O Cristo"
É mencionado e venerado nas vestes de Samana nome cósmico e atual de Jesus,juntamente com a mãe universal,Mainhdra,para muitos Nossa Senhora.
O qual junto com sua mãe estão a frente da operação resgate no manto da Misericordia.

Zumbaia,Não se preoculpe .No fim todos seremos salvos,pois somos uma corrente ,em elos
puxando e levando todos.


Paz e Amor a todos.

Anônimo disse...

Porque não colocaram vídeos dos evangélicos também?
O (you tube) está cheio deles.

Estamos sofrendo as conseqüências das doutrinas pregadas ultimamente por todos os lados.

O cristianismo concebe o mundo terrestre como um vale de lágrimas,em oposição ao mundo da felicidade eterna.

O cristianismo,em todas as suas ramificações enclusive o evangélico é a forma acabada da perversão dos instintos repousando em dogmas e crenças que permitem à consciência fraca e escava a aceitação da palavra do homem que se diz entender a Blíbia,quando na verdade a entende conforme o seu próprio ego.E em resignação os pobres escravos e os vencidos da vida ficam subjugados para compensar a miséria e para se consolar da impossibilidade de participação nos valores dos fortes que forjaram o mito da salvação da alma.Criaram a ficção do pecado porque não podiam participar das alegrias terrestres e da plena satisfação da vida.

Os maiores ensinamentos de Jesus estão no sermão da montanha.Lá todas as frases sairam da boca dele e não de intepletação de profetas.

Os religiosos Inventaram a falsa caridade em ajuda ao próximo mas na realidade estão gratificando é a si mesmos.Porque na verdade ninguém precisa de caridade humana ,mas sim AMOR E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES..A caridade praticada pela humanidade é humilhante.Porque a caridade nem é um sentimento humano construtivo, porque todos nós precisamos de caridade; do chamado pecador ao chamado pastor.O mundo é de cegos guiando cegos. Apenas seres muito especiais vieram e aqui praticaram a verdadeira caridade.E estes seres abdica de tudo,viveram uma vida simples sem posses,sem nada querer para si.A verdadeira caridade foi muito bem explicada por São Paulo o apóstolo e também ele a compreendeu muito bem,tanto que abandonou a vida que tinha e passou a viver em simplicidade.E vemos que poucos seres a compreendem,e fazem comércio do chamado Cristianismo.

A caridade não nescessita de reconhecimento,e nem de falar mal de outras doutrinas.Porque quando a caridade é autentica nunca fica acima de nossas forças e não precisa impor a própria vontade para exerce-la.
há muitas moradas na casa de meu Pai. (muitos caminhos que chegam lá.)

Anônimo disse...

O que essa entrevista passa não é
nem dez por cento da entrevista.
Posso fazer uma regressão psicoló-
gica e provar tudo. Trigueirinho
usa hipnotismo e magia negra para
dominar as pessoas. Contatar:
jbatzum@bol.com.br

Anônimo disse...

A Verdade não precisa de defensores
e quem não deve não teme. O editado
é menos de dez por cento da entre-
vista completa. Trigueirinho usa
hipnotismo e magia negra. contatar
jbatzum@bol.com.br

Anônimo disse...

Joâo Batista

Muitos fazem maldades e perseguem outros em nome da Figueira quando estão "por cima da carne seca". Se acham superiores e tem até orgulho de serem importante na estrutura de poder fazendo esse papel. O grupo de dirigente sabe muito bem manipular o ego espiritual e a vaidade das pessoas.

Só que chega a hora de cada um. Lembramos do que fizeram conosco mas nem sempre temos consciência do que a mando deles fizemos com outros. Concordo com você em quase tudo, mas gostaria de registrar que quando o "louco" que estava contaminando a energia da Figueira era o outro tudo certo ele devia ser expurgado em nome do grupo, mas quando esse "louco" passa a ser você a coisa muda de figura. Percebo isso em relatos cheios de mágoas de pessoas que conheci e me perseguiram lá dentro.

Ainda bem que sai de lá sem ter feito mal àqueles que eles mandavam e exatamente por isso mesmo fui perseguida logo de inicio e taxada de louca porque desafiei as regras do lugar sendo desobediente.

Figueira atrai pessoas que não se sentem enraizadas na sociedade (vide tese de mestrado em sociologia sobre o assunto). Ao meu ver cabe a cada um buscar e trabalhar em si o que nos motivou largar "tudo" e nos atirar nesse tipo de viagem espiritual.

Vejo isso tudo hoje depois de anos que sai de lá (estive na Figueira na mesma época que você) e muito trabalhar pra lidar com as consequências da experiência em mim (desilusão e confusão), mas hoje sem mágoas porque não há vitima nem algoz. Cada um tem o mestre que precisa e merece pelo tempo necessário. Assim estou podendo tirar um real proveito da experiencia em Figueira. É isso que tenho feito e gostaria de compartilhar com você.

Não pretendo me identificar nem continuar falando sobre essa difícil experiência.

Um abraço cordial.

Unknown disse...

No meu caso,tambem só ajudei as pessoas e fiquei mal visto e perseguido. Até hoje sofro influenciase perturbadorãs e assédios de frequentadores tentanto sutilmente fazer-me relacionar com o grupo,certamente para controlar-me ou liquidar-me.

Unknown disse...

No meu caso,tambem só ajudei as pessoas e fiquei mal visto e perseguido. Até hoje sofro influenciase perturbadorãs e assédios de frequentadores tentanto sutilmente fazer-me relacionar com o grupo,certamente para controlar-me ou liquidar-me.

Unknown disse...

No meu caso,tambem só ajudei as pessoas e fiquei mal visto e perseguido. Até hoje sofro influenciase perturbadorãs e assédios de frequentadores tentanto sutilmente fazer-me relacionar com o grupo,certamente para controlar-me ou liquidar-me.

Anônimo disse...

João Batista, quem apanhou não esquece quem bateu sim.
Espero que assim como eu você possa elaborar tudo que passou na Figueira e se perguntar porque foi parar lá, tomando a responsabilidade pelas escolhas que fez na vida.

Unknown disse...

Acessem o blog mauricao muita.hipocrisia@gmail.com e vejam centenas de depoimentos em "Bomba atômica explodindo Denúncia contra a comunidade figueira de trigueirinho"

um qualquer disse...

O que me causa espanto são as pessoas não cristãs (Cristãs bíblicas), jamais admitirem a influencia direta e indireta de Satanás no âmbito destas seitas onde a prática, ensinos ou teorias espiritas estão adequadas. O artigo acima fala de Alice Bailey. Ora, Alice Bailey era satanista, como fora sua antecessora. Gente, acorda, ou tirem a mascara, voces pensam que enganam a quem?

Anônimo disse...

O que me causa espanto são as pessoas não cristãs (Cristãs bíblicas), jamais admitirem a influencia direta e indireta de Satanás no âmbito destas seitas onde a prática, ensinos ou teorias espiritas estão adequadas. O artigo acima fala de Alice Bailey. Ora, Alice Bailey era satanista, como fora sua antecessora. Gente, acorda, ou tirem a mascara, voces pensam que enganam a quem?

Unknown disse...

Vejam os vídeos Papa Francisco matou Centenas de bebês em missas satânicas e Bomba Atômica explodindo denúncia contra a comunidade figueira de trigueirinho no blog do mauricaomuitahipocrisia. Ñ

Unknown disse...

Vejam os vídeos Papa Francisco matou Centenas de bebês em missas satânicas e Bomba Atômica explodindo denúncia contra a comunidade figueira de trigueirinho no blog do mauricaomuitahipocrisia e escravos da cientologia e depoimentos de Mel Gibson sobre satanismo e sacrificios humanos em Hollywood.

Unknown disse...

Médiuns João de Deus e dr.Mauri de Curitiba acusados de assédio pedofilia e estupros e ameaças...Pior que isso só as fogueiras santas da IURD e tem idiotas que vão e saem na miséria.

Auge Der Wahrheit sagt nur der Wahrheit disse...

PAU NO TEU CU E PAU NO OLHO DO CU DO PICARETA MENTIROSO E CHARLATÃO TRIGUEIRINHO RATO DE ESGOTO

Auge Der Wahrheit sagt nur der Wahrheit disse...

Nunca acreditem nesses DESGRAÇADOS mentirosos e fraudulentos vigaristas e charlatões miseráveis estelionatários chamados de médiuns canalizadores contatados. Esses embusteiros esotéricos farsantes, fraudulentos e mentirosos desavergonhados conjuradores de mortos e dos espíritos, falsos adivinhos, clarividentes e falsos médiuns, tal como o CHICO MENTIROSO ESQUIZOFRÊNICO PICARETA PIEGAS XAVIER; todos os seus "grandes escritos" espiritolicistas PIEGAS ilogicos e patéticos são apenas o mais puro produto das suas exuberantes fantasias mentais pias delirantes, estranhos a toda a Lógica, a Razão e a Verdade da CRIAÇÃO, juntamente com todos os incontáveis milhões e milhões de outros MENTIROSOS esquizofrênicos psicopatas delirantes iguais ao CHICO MENTIROSO PICARETA XAVIER, fingindo falar por seres sobrenaturais, de outras dimensões, e com seres extraterrestres das profundezas do Universo são tão numerosos que não mais podem ser contados.
CHICO XAVIER = MENTIROSO = FARSANTE =
CHARLATÃO. LEIA A PÁGINA, VEJA AS IMAGENS!! CLIQUE NO LINK ABAIXO.
⚠️➡️https://wahrheit7x7.webs.com/chicoxavierfarsante.htm

Auge Der Wahrheit sagt nur der Wahrheit disse...

O CRISTOISMO É A CRENÇA DELIRANTE, ILÓGICA E IRRACIONAL, DE QUE UM ZUMBI CÓSMICO JUDEU INVISÍVEL PODE FAZER VOCÊ FELIZ PARA SEMPRE SE VOCÊ, DE MODO CANIBAL  SIMBOLICAMENTE, COMER A SUA CARNE, E, DE MODO VAMPIRESCO BEBER O SEU SANGUE, E, DIZER-LHE, TELEPATICAMENTE, QUE VOCÊ O ACEITA COMO O SEU MESTRE, DE MODO QUE ELE REMOVA UMA FORÇA  MALIGNA DE SUA ALMA, E QUE ESTÁ PRESENTE NA HUMANIDADE, PORQUE UMA MULHER OSSO DE COSTELA FOI CONVENCIDA POR UMA COBRA FALANTE MÁGICA, PARENTE DO BURRO FALANTE,  PARA COMER DO FRUTO DE UMA ÁRVORE MÁGICA.
SIM,SIM, FAZ PERFEITO SENTIDO.

*Um dia a denominada história “sagrada” será chamada pelo nome que merece: história maldita; as palavras “deus”, "allah", "jeovah", “salvador”, "bíblia", "torah", "alcorão", "mórmon", “redentor”, "evangélico", "evangelho", "crente", "maranata", "pastor", "padre" "bispo", "papa", "católico", "pentecostal", "yeshua", "yehoshua", "cristo", "jesus", "igreja", “santo", "ocultista", "canalizador", todas essas palavras serão usadas como insultos, como xingamentos, como ofensas, bem como alcunhas para criminosos e psicopatas extremamente perigosos. A civilização do Planeta Terra não alcançará a Perfeição e a Verdadeira Paz enquanto a última pedra da última igreja não houver caído sobre o último padre, pastor, bispo, papa, esmagando-os, e o Planeta Terra estiver totalmente livre dessa corja amaldiçoada imunda, mentirosa, e desgraçada de ladrões e vagabundos religiosos de todas as cores, bandeiras, e denominações escravizadores da humanidade da Terra.*

Anônimo disse...

Quando não cremos em algo ou alguém, não perdemos tempo tentando provar o que não existe. Por outro lado, todas as vezes que precisamos provar a inexistência de alguém ou alguma coisa tem relação muito mais com o temor do que com a dúvida.

Denis disse...

Fake news isso aí, se ele não falava de Jesus, eu assisti vários vídeos na voz do Trigueirinho no canal religare no YouTube onde ele citou Jesus? O sistema obviamente não quer gente seguindo os desígnios da alma pois o consumo e a manipulação que o alimenta reduziria. Aí aparece essas pessoas agindo a partir das sombras tentando desmoralizar quem fez um trabalho sério.

Revista Povos

Revista Apologética Cristã

Gostou do conteúdo? Envie seu comentário

O Brasil será uma nação evangélica?

 

Sample text

Sample Text

Sample Text

.