Adeus Saramago: Deus te espera para uma conversa

O mundo perdeu hoje (18) uma das mentes mais brilhantes e, ao mesmo tempo, mais críticas dos últimos tempos. José Saramago morreu aos 87 anos negando até o último segundo a existência de Deus.

O mais cético dos céticos. De fazer inveja até mesmo em Dawkins.

Morreu em uma ilha paradisíaca, desejada por milhares de intelectuais cansados do dia-a-dia das grandes cidades. Quem dera eu, pobre mortal que sou, pegar meus livros, minhas gurias e me isolar em uma ilha como às Canárias, não para refletir e/ou entrar em estado zen, mas para sentir a paz de uma cidade sem arranha-céus, sem trânsito nas marginais, sem mega-shows. Apenas as montanhas, as praias limpas e cristalinas, a floresta perfeita e em harmonia, a fauna, o ar...

Saramago conquistou prêmios literários, viajou o mundo inteiro, foi aclamado por portugueses, brasileiros e americanos, mas morreu sem Deus, sem certeza de salvação.

Deus o espera nos céus, não no interior dos céus, mas na entrada.

Ao lado de Deus está Antony Flew, um dos maiores céticos que abandonou o humanismo com todas as suas artes para depositar sua confiança em Deus. Anos de pesquisa o levaram apenas a uma conclusão óbvia: Deus existe - yés, has Science Discovered God (sim, a ciência descobriu Deus). Deus existe - Antony descobriu que sim. Partiu para a glória. Agora está com Deus.

Agora, diante dos portais celestes, Saramago observa sem poder entrar na grande cidade de Deus.

Deus o convida a olhar para o universo, como tudo funciona perfeitamente e em harmonia; como os planetas obedecem cada um a órbita do outro, como as estrelas aquecem e iluminam o espaço. Ordena então que olhe para a Terra, a morada de mais de 6 bilhões de seres humanos, criados a imagem de Deus, perfeitos, reprodutores, inteligentes. Observa como os mares obedecem os limites que as praias impõem, como tudo funciona no seu devido lugar.

Mas já é tarde demais. Saramago já escolheu seu caminho. O tempo para ele já findou. Seu lugar não é o céu. Deus reservou para ele outro lugar, um lugar real e assustador.

Mas Deus espera que os demais que ficaram na Terra, que apesar das dificuldades e descrença de muitos, aceitem-no como salvador. Somente assim poderão entrar nos portões celestes e ter acesso a todos os mistérios do universo.

Aos que ficam, nossa oração. Aos que foram, nossa esperança. Aos que virão, nosso conselho.

Que Deus tenha misericórdia da raça humana!



por Johnny T. Bernardo
do INPR Brasil






5 comentários:

João Vargas disse...

Johnny,

Você é correspondente de Deus? Impressionante, sabe até onde ele vai conversar com o Saramago, quem vai estar do lado dele... Deus é tão previsível assim pra que você saiba exatamente quem ele vai salvar e quem ele vai condenar?
É muita infantilidade da sua parte.

Johnny Bernardo disse...

Caro João Vargas

Sou correspondente da Palavra de Deus. O nosso ministério é pautado única e exclusivamente na verdade do Evangelho. caso vc não tenha percebido, nós em momento algum desprestigiamos Saramago enquanto intelectual. Quem dera muitos crentes tivessem a mente aberta semelhante a de Saramago.

Outra coisa, o nosso texto foi escrito em estilo poético, e não literal. Em homenagem a Saramago, recorremos a tal estilo para mostrar os erros e os acertos dessa pessoa fantástica.

Se o conhecesse pessoalmente daria um abraço e diria a ele que apesar de tudo Jesus o ama. A fé é uma questão de crença, não de prova. Tanto é que Antony percebeu isso a tempo.

Um forte abraço

Zé Américo Júnior disse...

É uma coisa prá mim ainda cusirosa...existem certas classes de pessoas onde é muito comum ver ateus. Comunistas e intelectuais, por exemplo. Penso que, do alto de sua estúpida arrogância, consideram ser alguma coisa mais que os demais seres humanos ou que estão acima do bem e do mal. O trágico é que devido a isto,não conseguem ver que nem estão acima do bem, que é Deus, e nem acima do mal que é satanás, pois este último tem lhes pisado a cabeça e, salvo a misericórdia de Deus, o encontrarão no inferno, e aí sim crerão que a palavra de Deus é toda verdade quando diz: " Quem crê será salvo e QUEM NÃO CRÊ JÁ ESTÁ CONDENADO. Mas aí, meu caro, já será bem tarde prá isto.
Muito bom foi o seu comentário Johnny.

Janus Ricardo disse...

Quando algum escritor e ativista cristão morrer, vou dizer "pena que só agora ele descobriu que tudo em que acreditou era uma ilusão".
Seria uma impertinência tão absurda quanto a sua.
Saramago viveu e morreu como ateu porque era coerente. Sua dignidade não condizia com a hipocrisia intrínseca ao cristianismo.

Johnny Bernardo disse...

Zé, obrigado pelo seu apoio e entendimento do mundo espiritual.

Ao nosso amigo Janus, somente posso dizer algo: Deus existe, apesar das dificuldades que temos de compreendê-lo. Não é preciso frequentar nenhuma igreja - seja ela evangélica ou católica - para ter certeza deste fato. Deus existe independente do que pensemos ou falemos.

É muito mais coerente acreditar no criacionismo, com todas as suas implicações, do que em um milagre da natureza. Tudo funciona tão perfeitamente no universo, que fez Antony Flew chegar à conclusão que a existência de Deus é algo provável.

Dificilmente a evolução de Darwin - que, aliás, o próprio pesquisador abandonou sua teoria antes de morrer - preenche todas as lacunas do universo, todas as dúvidas humanas. O evolucionismo não pode, através de suas pesquisas, chegar a uma conclusão satisfatória sobre a origem de todas as coisas.

Atualmente existem milhares de cientistas que estão abandonando o humanismo, o secularismo e o evolucionismo e estão voltando-se para Deus.

Janus, Deus existe. Jesus morreu por vc na cruz, Ele derramou seu sangue por algo real, com um objetivo específico. Aceite-o com seu salvador pessoal e Ele te ensinará todas as coisas.

Revista Povos

Revista Apologética Cristã

Gostou do conteúdo? Envie seu comentário

O Brasil será uma nação evangélica?

 

Sample text

Sample Text

Sample Text

.