O que é o Santo Daime

O Santo Daime é a religião fundada em 1930 pelo seringueiro Raimundo Irineu Serra. Ele fundou o Santo Daime após conhecer os efeitos alucinógenos da bebida indígena ayahuasca, que é uma combinação de dois vegetais da Floresta Amazônica: o cipó Jagube e a folha chcrona.

Segundo Irineu, o chá de ayahuasca possibilitou a ele ter visões, numa das quais “apareceu” a ele uma mulher chamada Clara, que se dizia Nossa Senhora da Conceição, a “Rainha” da floresta. Teria sido ela que deu o nome à bebida e a religião que posteriormente Irineu iria fundar.

Ramificações

Após o Santo Daime – que ganhou fama internacional -, surgiram outras comunidades que também fizeram do chá ayahuasca a base principal do seu culto. São elas:
  • Barquinha
  • União do Vegetal
  • Céu de Maria
Esta última ganhou os holofotes da imprensa com o assassinato do cartunista Glauco, fundador da referida comunidade e um dos principais responsáveis pela divulgação da doutrina no sul e sudeste do Brasil.


Johnny Bernardo
do INPR Brasil






2 comentários:

Tiago disse...

Tanta coisa errada neste texto!

Pra começar, a imagem que você utilizou é mexicana, dos índios huichol, e nada tem haver com o contexto amazônico.

Outra: o Vegetal não surgiu após o Santo Daime "alcançar fama internacional", são movimentos independentes.

O Céu de Maria faz parte do Cefluris, e ao contrário do que você afirma, é uma igreja relativamente nova, em comparação com a Céu do Mar e a Céu do Planalto, estas sim as primeiras igrejas fora da amazônia .

Espero ter colaborado. Um abraço.

Johnny Bernardo disse...

Obrigado Tiago. Caso queira compartilhar mais sobre a sua experiência no Santo Daime, fique à vontade. A foto realmente estava errada, mas devo fazer uma resalva quanto a União do Vegetal. No texto, em momento algum é dito que essa ramificação surgiu "após o Santo Daime alcançar fama internacional".O texto apenas diz que o Santo Daime ganhou fama internacional, há uma ruptura no texto onde é acrescentado algo.

Quanto ao céu de Maria, essa comunidade foi fundada pelo cartunista Glauco Vilas-Boas há 17 anos atrás. Damos destaque a essa comunidade pelo fato do cartunista ter sido o principal responsável pela difusão do Daime no sudeste e sul do Brasil.

Revista Povos

Revista Apologética Cristã

Gostou do conteúdo? Envie seu comentário

O Brasil será uma nação evangélica?

 

Sample text

Sample Text

Sample Text

.