Novas Luzes ou pisca - pisca? (II)

O que entendemos? Primeiro, que o Corpo Governante está indo além das coisas escritas na Bíblia (1 Coríntios 4:6). Segundo, que está torcendo as Escrituras para justificar uma falha grave deles: quando determinado ensino não cabe mais na realidade cotidiana, ou incomoda a maioria dos irmãos, ou mesmo está insustentável, como a mudança do termo “geração” ou a limitação à “chamada celestial”, muda-se tudo! Vejamos o que diz Atos 1:6: “Tendo-se eles então reunido, perguntavam-lhe: ‘Senhor, é neste tempo que restabeleces o reino a Israel?’” Quanto a esse texto, diz o livro Raciocínios, p. 162:

“As Testemunhas de Jeová não professam ser profetas inspirados. Cometeram enganos. Como no caso dos apóstolos de Jesus Cristo, tiveram às vezes expectativas erradas”.

É verdade que os apóstolos de Cristo estavam com expectativas erradas. Mas nos tratos com Seu povo, desde os tempos de Noé, Deus tem acrescentado entendimento progressivo, e não modificado o tempo todo o conhecimento deles com “novas verdades”. Ninguém sabia quem era a semente de Gênesis 3:15. Pensava-se que fosse Caim. Depois, o Israel carnal. Depois que seria Davi. E por aí vai. Com a vinda de Jesus, porém, tudo ficou esclarecido! O conhecimento CRESCEU, não se modificou, mesmo que muitos conjecturassem várias coisas. Da mesma forma, com a ascensão de Jesus aos céus, os apóstolos pensavam que o Reino seria estabelecido politicamente, mas eles estavam enganados. Desafio qualquer Testemunha de Jeová a me provar que esse engano dos apóstolos foi ensinado para os outros cristãos, ou que eles escreveram cartas incentivando as igrejas do primeiro século a pensar assim. Nunca! Eles apenas pensavam erroneamente, mas não distribuíram esse ensino como verdade absoluta e depois quiseram modificar as coisas.

Daí eu pergunto: O que os leitores achariam de um Deus que muda o tempo todo? Sim, o Deus das TJ’s muda o tempo todo de opinião, pois se a Bíblia diz que todas a luzes vêm dele, logicamente, as luzes da Sociedade Torre de Vigia devem vir de alguém... E não me venha com esse papo de que não são “mudanças de ensino” e sim “ajustes de pensamento”, e que os antigos apóstolos passaram pela mesma situação. A Bíblia mostra, sem sombra de dúvida, que o ensino sobre o Messias e sobre os propósitos de Deus foram expostos progressivamente para seu povo Israel. Não foi mudança de ensino ou ajuste de entendimento. Foram reais ACRÉSCIMOS AO CONHECIMENTO e não modificações. Uma coisa é você aumentar a sua conta no banco, se tiver 1.000 reais colocar mais 500. Outra, bem diferente, é você ter 1.000 reais, depositar 500 Pesos Argentinos e querer que dê um saldo de 1500 reais! Impossível! São moedas (ensinos), mas não tem nada a ver uma com a outra... Sempre haverá diferença, pois você não acrescentou a mesma substância ao seu saldo.

Quanto a esse aspecto do assunto tratado nessa crônica, eu creio que os cristãos verdadeiros, em qualquer tempo, têm de crer em uma Igreja Única, Santa, Universal, dirigida pelo Espírito Santo e que é Inabalável, Eterna, a Noiva de Cristo pura e imaculada. Essa Igreja não tem placas, não tem um “Corpo Governante”, pois cada um de nós renascidos em Cristo Jesus somos pedras vivas desse prédio, responsável pela sua edificação, tendo Cristo como a Pedra Angular (1 Pedro 2:5). Somos “‘raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo para propriedade especial, para que divulgueis as excelências’ daquele que vos chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz”. (1 Pedro 2:9). Se a Igreja de Cristo já está na luz, para que precisamos de mais iluminação gradativa? Para que estarmos o tempo todo à espera de “novas luzes”? Isso não existe!


Cleber Tourinho

ex-testemunha de Jeová, professor, linguista, revisor de textos, orientador em Medotodologia da Pesquisa Cientifica e está mestrando em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia


Leia também






0 comentários:

Revista Povos

Revista Apologética Cristã

Gostou do conteúdo? Envie seu comentário

O Brasil será uma nação evangélica?

 

Sample text

Sample Text

Sample Text

.