Maria teve outros filhos?

Um dos ensinos mais controversos da Igreja Católica é a virgindade perpétua de Maria. Essa doutrina diz que Maria continuou sendo uma virgem após o nascimento de Jesus, e que as referências bíblicas que sugerem que Jesus tinha irmãos são, na verdade, referências a primos (Catequismo da Igreja Católica, parágrafo 510).

À medida que a adoração a Maria foi aumentando pelos séculos, a Sagrada Tradição se tornou um meio de promover novas doutrinas não ensinadas explicitamente na Bíblia. Maria perdeu sua virgindade depois que Jesus nasceu? A Bíblia revela que Maria teve outros filhos, que Jesus tinha irmãos e irmãs? A Bíblia não declara que Maria permaneceu virgem, uma vez que ela teve outros filhos além de Jesus. Vejamos as seguintes passagens bíblicas que provam o nosso conceito sobre Maria.

Mateus 1:24-25 - "E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher;e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS."

Mateus 12:46-47 - "Enquanto ele ainda falava às multidões, estavam do lado de fora sua mãe e seus irmãos, procurando falar-lhe. Disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo."

Mateus 13:55 - "Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?" (Vide ainda: Mc. 6. 2-3; Jo. 2.12; At. 1.4; I Cor. 9. 4-5; Gl. 1.19

Uma leitura inicial desses textos bíblicos parece resolver a questão: Jesus tinha irmãos e irmãs. Mas esses textos óbvios são respondidos por teólogos católicos. O argumento principal que eles têm contra esses textos bíblicos é o seguinte:

"Em grego, a palavra para irmão é adelphos, e para irmã é adelphe. Essa palavra é usada em contextos diferentes: filhos dos mesmos pais (Mt 1:2; 14:3), descendentes mais distantes (Atos 7:23, 26; Hb 7:5), os judeus como um todo (Atos 3:17,22), etc. Logo, o termo irmão (e irmã) pode se referir aos primos de Jesus, e nesse caso se refere."

Com certeza há algum mérito nesse argumento. Porém, contextos diferentes dão significados diferentes a palavras. Não é correto dizer que, porque uma palavra tem vários significados possíveis, pode-se transferir um significado qualquer para qualquer texto que use a palavra. Em outras palavras, só porque a palavra irmão significa primo em um texto, não significa que ela tem esse mesmo significado em outro texto. Logo, cada versículo deve ser analisado em seu respectivo contexto, para determinar o seu significado.

Vamos analisar brevemente alguns versículos que lidam com os irmãos de Jesus.

Mateus 12:46-47 - "Enquanto ele ainda falava às multidões, estavam do lado de fora sua mãe e seus irmãos, procurando falar-lhe. Disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo."

Mateus 13:55 - "Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?"

Se, nesses dois trechos, os irmãos de Jesus não são realmente seus irmãos, e sim seus primos, então quem é a sua mãe, e quem é o carpinteiro? O carpinteiro, em Mateus 13:55, se refere a José. Ainda assim, os teólogos católicos afirmam: "Mesmo o carpinteiro se referindo a José, e a mãe se referindo a Maria, irmãos não significa irmãos, e sim primos." Essa não parece ser uma conclusão legítima. Você não pode mudar todo o sentido contextual no meio de uma frase, a não ser que seja obviamente necessário. O contexto é claro. Esses versículos estão falando sobre José, Maria e os irmãos de Jesus. O contexto todo é um de relacionamento familiar: pai, mãe e irmãos.


Fonte: CARM.Org


Leia também





2 comentários:

Teologia Bíblica disse...

Santa Maria teve outros filhos! É o que dizem São Mateus e São Lucas:
Seus Evangelhos escritos em Aramaico e Grego respectivamente dizem que Jesus é o filho PRIMOGÊNITO de Maria. Ora o filho primogênito é o primeiro dos filhos do Casal ao contrário de UNIGÊNITO, veja Mateus 1:24,25 e Lucas 2:6,7 troque a dúvida da palavra "primo" pela certeza da palavra "primogênito" sem o problema da falta de palavra correspondente na língua. Vale FRISAR que São Mateus conviveu com Jesus, com os Apóstolos e com Santa Maria, e São Lucas foi um Exímio Historiador que colheu as informações do seu evangelho da própria Santa Maria, e dos Santos Apóstolos, os dois não cometeriam tamanho engano usando uma palavra "PRIMOGÊNITO" em lugar de "UNIGÊNITO" se não tivessem a certeza que Jesus foi o primeiro filho. Portanto podemos afirmar baseados nos Evangelistas que Jesus, o Santo, foi o primeiro filho da Santa Maria.
Jesus é o Alfa e o Ômega.
Um abraço a todos.

Teologia Bíblica disse...

Contudo, se realmente não houvesse palavra correspondente para primo, que forçasse os tradutores da Bíblia a traduzi-la por irmão, não seria admitida a tradução da palavra “prima” na passagem que o Anjo fala de Isabel para Maria, e sim “irmã”, conforme citado em Lucas 1:36, concluímos que a desculpa da tradução é mais um disfarce para confundir os que buscam a verdade. Creio na concepção virginal de Maria pelo Espírito Santo, mas não creio que ela permaneceu virgem, até porque Jesus é citado por Mateus e Lucas como o filho PRIMOGÊNITO de Maria.

Revista Povos

Revista Apologética Cristã

Gostou do conteúdo? Envie seu comentário

O Brasil será uma nação evangélica?

 

Sample text

Sample Text

Sample Text

.