As Testemunhas de Jeová e as frações de sangue

É fato conhecido que o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová proíbe seus seguidores de doar ou receber sangue através de transfusão. Várias TJs já faleceram por serem fieis a essa liderança, que desde 1945 as proíbe de salvar vidas através do sangue. Todavia, muitas pessoas não sabem que as TJs proíbem o sangue transfundido, mas deixam a critério de cada seguidor de aceitar ou não remédios feitos com frações do sangue, derivadas tanto dos componentes primários como secundários. Vejamos isso nas seguintes revistas A Sentinela:

"Alguns recusam qualquer produto derivado de sangue (mesmo frações destinadas a fornecer imunidade passiva temporária). É assim que entendem a ordem de Deus de ‘abster-se de sangue’. Eles raciocinam que a lei de Deus à nação de Israel exigia que o sangue removido de uma criatura fosse ‘derramado na terra’. (Deuteronômio 12:22-24) Por que isso é relevante? Bem, a preparação de gamaglobulina, fatores de coagulação baseados no sangue, e assim por diante, exige que o sangue seja coletado e processado. Por isso, alguns cristãos rejeitam tais produtos, assim como rejeitam transfusões de sangue total ou de seus quatro componentes primários. Sua posição sincera, baseada em sua consciência, deve ser respeitada. Outros cristãos tomam uma decisão diferente.

Também recusam transfusões de sangue total, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas ou plasma. Contudo, talvez permitam que um médico lhes administre um tratamento que contenha uma fração derivada dos componentes primários. Mesmo aqui pode haver diferenças. Um cristão talvez aceite uma injeção de gamaglobulina, mas pode ou não aceitar uma injeção contendo algo extraído de glóbulos brancos ou vermelhos." - A SENTINELA 15 DE JUNHO DE 2004, página 30.

"Será que o fato de haver diferentes opiniões e decisões, baseadas na consciência, indica que a questão é de pouca importância? Não. O assunto é sério. Contudo, há uma simplicidade básica. A matéria acima mostra que as Testemunhas de Jeová recusam transfusões tanto do sangue total quanto dos componentes primários do sangue. A Bíblia ordena aos cristãos que se ‘abstenham de coisas sacrificadas a ídolos, de sangue e de fornicação’. (Atos 15:29) Fora isso, quando a questão envolve frações de quaisquer componentes primários, cada cristão deve conscienciosamente decidir o que fazer, após cuidadosa meditação com oração." - A SENTINELA 15 DE JUNHO DE 2000, PÁGINA 31.

Incrível como o Corpo Governante é contraditório! Acha-se comissionado por Jeová, para decidir pela consciência das TJs. Proibir sangue transfundido e afirmar que é questão de consciência o uso de frações sanguineas derivadas de componentes primários ou secundários do sangue de outras pessoas é uma verdadeira PIADA de humor negro! A Bíblia proíbe sangue animal e humano, ingerido como alimento ou bebida. O animal morto para alimento deveria ter seu sangue derramado no chão (Gênesis 9:3, 4) Isso simbolizava que a pessoa que matou o animal estaria devolvendo a vida a Deus, a qual foi tirada para se alimentar do animal.

No caso do sangue humano, jamais, por exemplo, conforme Tertuliano escreveu, um cristão beberia o sangue de um gladiador morto. Assim, o sangue que se condena a fazer uso é daquilo que se matou para comer ou até para se satisfazer desse sangue como alimento. E no caso das frações? A Bíblia nada diz disso, tanto que quando se come o animal morto, cercade 30 a 40% do sangue ficou nele. Quanto à mãe, que amamenta o filho, Deus pôs sangue e seus componentes no leite materno.É doação para a vida!

Lamentavelmente, as crianças morreram "fieis a Jeová", estão entre as centenas de pessoas, se não já milhares, que morreram vítimas de quem não merece crédito para decidir a fé dos outros. Veja como eles mudaram de ponto de vista sobre se seria correto ou não um cristão usar medicamentos feitos de frações de sangue. Cada mudançã, conforme a seita, é a luz de Jeová brilhando mais para o Corpo Governante:

Primeira luz – É correto aceitar remédios com frações de sangue - “... A injeção de anticorpos no sangue tendo como veículo o soro de sangue ou o uso de frações de sangue para criar tais anticorpos não é o mesmo que tomar sangue, ...fazê-lo não parece estar incluído na expressa vontade de Deus ao proibir o sangue como alimento. Seria, portanto, assunto de decisão individual quanto a aceitar ou não tais tipos de medicação.” - A Sentinela 1.º de fevereiro de 1959, págs. 95 e 96.

Segunda luz – É errado aceitar remédios feitos com frações de sangue - “É errado suster a vida mediante infusões de sangue, plasma, glóbulos vermelhos ou várias frações de sangue? Sim! ... Quer seja sangue integral quer fração de sangue ... a lei divina se aplica”. A Sentinela de 15 de março de 1962, página. 174.



Fernando Galli
do IACS para o INPR Brasil





1 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente, o Brasil sofre do mal cronico chamado analfabetismo!
A minha família é composta por pessoas de religioes diferentes. Se convivemos em paz, sem picuínhas e com muito respeito,é porque além de nos amarmos, desejamos o melhor para todos. O chamado analfabetismo funcional se encaixa muito bem neste caso. Como? Analfabeto funcional também é aquele que nao conhece realmente seus direitos, que nao exige o melhor tramento médico,e que nao tem acesso à profissionais qualificados.
O que deveria ser um direito de todos, tem sido apenas da classe A e das Testemunhas de Jeová.
Dentre a populacao de baixa e média renda somente as Testemunhas de Jeová possuem tratamento médico literalmente especializado, qualificado e com tecnologia de ponta, ou seja, sem sangue. Há inúmeros tratamentos que dispensam a utilizacao de sangue. Eu fiz uso de um deles. Após uma cirurgia tive hemorragia por tres meses, até que finalmente pude realizar uma outra. Felizmente, eu tenho um bom convenio médico, o que nao acontece com a maioria dos brasileiros. Nao fosse pela insistencia das Testemunhas de Jeová em recusar sangue, talvez a nossa medicina ainda estaria engatinhando, transmitindo doencas infectocontagiosas aos que condenam as Testemunhas de Jeová por recusarem sangue.

Revista Povos

Revista Apologética Cristã

Gostou do conteúdo? Envie seu comentário

O Brasil será uma nação evangélica?

 

Sample text

Sample Text

Sample Text

.